Centro Equestre Vale do Lima

Ponte de Lima afirma-se na rota do turismo e desporto equestre

 

FEIRA DO CAVALO que anima Ponte de Lima até domingo é um dos eventos que consolida o concelho como ‘destino equestre nacional e internacional’ que em dez anos já gerou 40 milhões de euros.

Ponte de Lima está empenhada em manter-se na rota do turismo e do desporto equestre assumindo-se como ‘destino equestre nacional e internacional” como mostra a 11.ª edição da Feira do Cavalo que, até domingo, se propõe atrair à Expolima aficcionados, profissionais e curiosos.

O investimento do município de Ponte de Lima, com outros parceiros, ao longo dos últimos dez anos e dos 60 eventos promovidos, já se saldou num retorno económico de 40 milhões de euros, números que foram lembrados ontem pelo presidente da Câmara, Victor Mendes, na inauguração da 11.ª edição da Feira do Cavalo.

O edil limiano assume como objectivo que “este produto de excelência que é o cavalo se possa constituir como alavanca fundamental para a promoção do território”.
O município está a construir “equipamentos únicos no país”, apontou Victor Mendes, referindo-se ao novo pavilhão de feiras e exposições, em construção na Expolima, que vai disponibilizar “um conjunto de infraestruturas para tornar Ponte de Lima ponto de paragem obrigatória na rota do cavalo todo o ano”.

Para o presidente da Câmara, é importante que Ponte de Lima não seja um destino equestre sazonal, como acontece actualmente, mas “possa constituir-se como factor de atractividade todo o ano”, trazendo ao concelho atletas que podem estagiar e treinar, criando uma dinâmica em torno do desporto equestre.



Face aos investimentos em curso no concelho, “era importante que o Governo pudesse estabelecer, também, um conjunto de parcerias para que esta indústria do cavalo pudesse desenvolver-se e entrar em velocidade cruzeiro” reivindicou Victor Mendes, que se referiu à requalificação do hipódromo de Ponte de Lima, no contexto da criação de uma rede nacional de hipódromos, e à legalização das apostas hípicas que o autarca limiano acredita poderem “alavancar toda a fileira do cavalo”, uma actividade que “gera emprego e cria receita” reforça.


A cor e a alegria que se vive, de noite e de dia, nas Feiras Novas, está plasmada no cartaz das festas do concelho de Ponte de Lima que ontem foi apresentado e que é uma composição de fotografias de Amândio Vieira.

A Associação Concelhia das Feiras Novas aproveitou a abertura da Feira do Cavalo para apresentar o cartaz da edição deste ano das festas.

A presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas e vereadora da Cultura do município de Ponte de Lima, Ana Maria Machado, explicou que a associação “achou interessante começar a trabalhar com fotógrafos de Ponte de Lima”, explicando o ‘timing’ da apresentação do cartaz com as parcerias que é importante continuar a trabalhar, até porque são dois eventos importantes do concelho.

Este ano, um dos objectivos é conquistar o record do Guinesse com o maior número de tocadores de concertina a tocar a mesma música ao mesmo tempo, o que implica ultrapassar os 628 tocadores.


A iniciativa está prevista para a noite de quarta-feira das festas.
Para o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, é importante que “as Feiras Novas continuem a desempenhar um papel fundamental na defesa do património imaterial”.