Centro Equestre Vale do Lima

X Feira do Cavalo de Ponte de Lima

 

Muito antes da I Feira do Cavalo muitos sonharam que Ponte de Lima poderia receber eventos e acontecimentos ligados a tão nobre animal parceiro da humanidade desde o trabalho agrícola à alta competição.

O Cavalo Lusitano, produto de excelência do setor primário, provavelmente uma das marcas mais antigas de Portugal, está a ser criado em dezenas de países. É uma marca de excelência que prestigia e promove Portugal.

A aposta na promoção do Cavalo Lusitano e do desporto equestre em toda a região permite-nos projetar e elevar o nome de Ponte de Lima e de Portugal pelos quatro cantos do Mundo.

A promoção do Cavalo Lusitano é, uma das grandes apostas da Feira do Cavalo de Ponte de Lima. Através desta imagem de marca, a Feira do Cavalo tem promovido o setor turístico a uma escala e dimensão global, atraindo até à Vila Mais Antiga de Portugal milhares de pessoas, desde Criadores e Cavaleiros de renome nacional e internacional a turistas e público em geral durante todo o ano.

Considerada como um dos acontecimentos equestres de referência pelo nível de qualidade e rigor das inúmeras provas e concursos que apresenta, nas quais podemos destacar competições oficiais que pontuam para os campeonatos nacionais e ranking internacional, a Feira do Cavalo posiciona Ponte de Lima e Portugal no circuito mundial equestre. Desde 2007, uma referência de tradição, modernidade e inovação, transformando Ponte de Lima num programa incontornável no panorama equestre nacional e internacional.

O Garrano, raça de origens milenares, tem presença de destaque no pavilhão das raças autóctones, espaço este muito visitado e representativo da identidade da região. Para além da alta competição, cada vez mais, amadores e amantes do cavalo desfrutam das suas montadas nas margens do rio Lima.

Em 2008 o Concurso Nacional Projetos Turísticos de Excelência, promovido pelo Turismo de Portugal, premiou a Feira do Cavalo de Ponte de Lima como um dos melhores eventos de animação turística a nível nacional, comprovando a capacidade deste evento de promover a notoriedade de Portugal como destino turístico.

A Feira do Cavalo de Ponte de Lima cumpre este ano a sua X Edição e, ao longo dos últimos 9 anos, Ponte de Lima já foi palco de inúmeras competições nacionais e internacionais, tendo organizado Campeonato do Mundo e Liga dos Campeões de Horseball, Concursos de Saltos Internacional, competições da Taça Ibérica e Campeonato de Portugal de Dressage, Taça das 4 Nações de Horseball, Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho, entre muitas outras competições nacionais. Na totalidade Ponte de Lima já organizou 44 eventos equestres!

Apesar dos poucos anos de vida, a Feira do Cavalo de Ponte de Lima, é já considerada um marco consagrado de qualidade cultural e turística, reconhecido internacionalmente, tendo projetado Ponte de Lima e Portugal para o mundo equestre internacional.

Provas superadas, acreditamos que a Feira do Cavalo foi o mote para a organização e realização de diversos eventos internacionais, transformando “Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional”.

Chegados a um ponto de consolidação e maturidade, é necessário caminhar para um novo patamar, acreditamos que podemos vir a ser uma das maiores referências internacionais ao nível do desporto equestre de alta competição.