Depois de uma primeira edição bem sucedida em 2017, os Jogos Equestres voltam a animar Ponte de Lima, enquadrados no projecto ‘Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional’, dinamizado pela Câmara Municipal e pelo Centro Equestre do Vale do Lima.
A decorrer desde o passado dia 15, esta segunda edição contou, nos dois primeiros dias, com o Concurso Nacional de Saltos.
Ontem, dia da abertura oficial, iniciou o Torneio Ibérico de Horseball e realizou-se o Derby de Atrelagem.
Mais logo, pelas 21h00, o Torneio Ibérico de Horseball finaliza, e, às 22h00, há Cavalhadas e Demonstração da Corrida de Garranos de Passo Travado e Galope.
Este é apresentado como o mais completo evento dedicado ao desporto equestre, a nível nacional com provas de diversas disciplinas, a decorrer em paralelo, num mesmo espaço devidamemte infraestruturado na Expolima.
Os organizadores destacam que o modelo de evento, inspirado na experiência de outras ‘ca- pitais equestres’ , tem sido adoptado noutras zonas do país.
Os responsáveis do Município de Ponte de Lima entendem que a dinâmica criada com o projecto ‘Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional’ faz do desporto equestre de alta competição um factor de dinâmica social, cultural e económica.
Com apenas duas edições, os Jogos Equestres são já apontados como “uma marca de sucesso”, depois de consolidadas realizações como a Feira do Cavalo ou o Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima.
Jogos equestres tornam o concelho mais atractivo.