O programa "Destino Equestre Internacional" pretende "colocar Ponte de Lima na linha da frente do circuito mundial equestre".
O concelho de Ponte de Lima quer assumir-se como referência mundial do desporto equestre de alta competição, objetivo traçado no programa "Destino Equestre Internacional" que a Câmara Municipal vai apresentar na quarta-feira. "Chegámos a um ponto de consolidação e maturidade em que teremos que caminhar para um novo patamar, porque disso já temos evidências, poder vir a ser uma das maiores referências nacionais e internacionais ao nível do desporto equestre de alta competição", afirmou hoje à agência Lusa o autarca Victor Mendes (CDS).
O programa "Destino Equestre Internacional" pretende "colocar Ponte de Lima na linha da frente do circuito mundial equestre", sendo em simultâneo um verdadeiro motor de desenvolvimento social e económico, impulsionando as potencialidades turísticas e ambientais do concelho e de toda a região".
"O objetivo passa por aproveitar este recurso endógeno diferenciador enquanto um enorme potencial possível de ser usado numa ótica de criação de riqueza", lê-se no documento.
A aposta daquele concelho do distrito de Viana do Castelo passa por "aumentar a notoriedade dos eventos equestres, a nível interno e externo, por criar condições para incrementar a prática de provas nacionais e internacionais de alta competição, associando a esta dinâmica a uma forte componente de turismo e lazer".
Nove anos depois de ter começado a realizar uma Feira do Cavalo, de ser palco de diversas provas equestres, para as quais criou infraestruturas e equipamentos, como o parque de exposições Expolima, a autarquia defende estar ao seu "alcance" tornar-se "Destino Equestre Internacional".
"O desporto equestre de alta competição, enquanto atividade que dá origem a uma série de dinâmicas sociais, culturais e económicas, assume um papel relevante no conjunto de iniciativas que se pretendem incrementar, articular e integrar e que contribuirão, certamente, para a prossecução dos nossos objetivos" lê-se no projeto que vai ser apresentado publicamente.
Além da Feira do Cavalo que decorre entre 25 a 28 junho, o calendário de provas equestres que se realizam em Ponte de Lima inclui o concurso nacional e internacional de saltos, em maio, sendo que todas as provas internacionais pontuam para os Campeonatos da Europa, Jogos Mundiais Equestres e para os Jogos Olímpicos.