Durante três dias do evento o Parque de Feiras de Exposições da cidade de Beja foi o ponto de encontro de criadores nacionais e estrangeiros, cavaleiros e especialistas.
Após as eliminatórias, foram premiados com as Medalhas de Ouro e Prata, os melhores machos e fêmeas do concurso de Modelo e Andamentos da Rural Beja 2016.
«Joia do MT» (Campeador x Fada MT por Assirio d’Atela), do criador e proprietário José Filipe Guerreiro dos Santos, foi eleita Campeã Fêmea e Campeão dos Campeões da Raça Lusitana da Rural Beja 2016, conquistando a medalha de ouro na classe de poldras de 2 anos idade, melhor fêmea do concurso e ainda o título Campeão dos Campeões. Pelo segundo ano consecutivo, Lusitanos Monte da Tramagueira conquista o título máximo na Rural Beja.
«Espanhol» de 7 anos (Vento x Romã por Impossível), do criador e proprietário Francisco Sousa Cardoso, Herdeiros foi medalha de prata (Cavalos de 5 anos ou mais) e eleito o Campeão Macho.
Na Classe de Poldras de 1 anos, destacou-se «Lenda II do MT» (Campeador x Bussola do MT por Siroco) do criador José Filipe Guerreiro dos Santos e propriedade de Christelle Ravez e do criador que recebeu a medalha de prata.
Nas Poldras de 2 anos, Jaqueta da Misericórdia (Imperio x Relíquia por Líder) do criador e proprietário Soc. Agric. e Pecuária Batalha Reis Lda. conquistou a medalha de prata.