Mais do que uma das capitais portuguesas da cultura equestre, Ponte de Lima afirma-se também como destino hípico internacional. Aulas de iniciação, passeios, percursos de charrete, há atividades para todo o tipo de amantes de cavalos.
Centro Equestre do Vale de Lima
Filipe Pimenta lembra-se de gostar de cavalos desde os 6 anos. Quando via garranos no meio da montanha, no vale do Lima, sentia como se fosse «uma experiência mágica», porque era uma coisa «nossa», diz. E foi mesmo um garrano o seu primeiro cavalo, uma oferta do pai quando tinha 10 anos. O gosto não lhe veio por tradição familiar, terá sido mesmo por este contacto com o meio rural e natural. Os anos passaram e a paixão cresceu. Hoje, Filipe é diretor Centro Equestre do Vale de Lima, espaço que ele próprio fundou, em 2001, e que promove grande parte das atividades equestres da vila.
O centro divide as suas atividades entre a Quinta da Sobreira, em Feitosa, onde também se encontra o picadeiro coberto e o restaurante com o mesmo nome, perto do centro histórico da vila, e a Quinta de Pentieiros, já no lado direito do rio, onde funciona o espaço Ponte de Lima on Horseback. Tanto num sítio como no outro é possível ter várias experiências, começando pelo batismo de cavalo até percursos por vários trilhos.
Centro Equestre Vale do Lima divide-se entre as quintas da Sobreira e de Pentieiros, ( Gonçalo Delgado /GI )
«O projeto traz valor para a região e toda a gente usufrui», defende Filipe, acrescentando que «o turismo equestre é forte em todo o mundo» e Portugal está no mapa, até porque a própria arte equestre «está a evoluir imenso». «Cada vez mais estrangeiros vêm passar férias a Ponte de Lima por causa do cavalos» e «são também cada vez mais os que compram casa na região exatamente por gostarem desta cultura», continua.
Filipe Pimenta fala de dois tipos de turismo: o «turismo a cavalo» e o «turismo do cavalo».O primeiro é para quem quer usufruir do equídeo, experimentado aulas ou passeios ou até mesmo para fazer estágios, como acontece com muitos cavaleiros que frequentam o centro. O outro é para quem quer assistir aos eventos equestres. O que não é impeditivo que os dois se cruzem.
Principalmente entre finais de maio e setembro, altura em que decorrem os grandes eventos hípicos da vila, como a Feira do Cavalo, organizada pela autarquia em parceria com o Centro Equestre, que este ano cumpre a sua 12ª edição, entre 28 de junho e 1 de julho, e várias competições. Para quem pratica e para quem gosta de ver.
*****Cerquido Village: Turismo rural com direito a spa
Foi na aldeia do Cerquido, no meio da calma da serra d’Arga, que Filipe Pimenta, o diretor do Centro Equestre, montou três casas para turismo rural com um spa. A primeira, em 2015, era uma casa da aldeia que foi completamente recuperada e hoje alberga seis hóspedes.
Depois, foram construídos dois bungalows de madeira gémeos (para quatro pessoas), devidamente encaixados na encosta para não ferir a paisagem, e um spa, onde se pode estar a qualquer hora do dia ou da noite. A parede de vidro transforma o sítio numa «varanda» com vista panorâmica sobre o vale do Lima. Para apreciar enquanto se usufrui da piscina aquecida ou da banheira de hidromassagem.
Com este projeto, Filipe Pimenta apostou sobretudo na revitalização da aldeia do Cerquido, e promete não ficar por aqui: para 2019, planeia abrir uma mercearia de produtos regionais, para ser utilizada pelos hóspedes e pela população. As casas também dispõem de bicicletas para usufruir da serra, onde se pode observar garranos no seu habitat natural. Com o Ponte de Lima On Horseback a curta distância, há ainda a possibilidade de fazer passeios com estes cavalos.
No Cerquido Village & Spa é um turismo rural com três casas e uma piscina aquecida
( Gonçalo Delgado / Global Imagens )
Durante o verão, Ponte de Lima tem uma programação rica de eventos equestres. A Feira do Cavalo, já na sua 12ª edição, é um dos pontos altos. Em destaque estão também os Jogos Equestres, que se estrearam o ano passado, com diversas modalidades.
*****
Calendário de atividades no Eventos Equestres em 2018
Durante o verão, Ponte de Lima tem uma programação rica de eventos equestres. A Feira do Cavalo, já na sua 12ª edição, é um dos pontos altos. Em destaque estão também os Jogos Equestres, que se estrearam o ano passado, com diversas modalidades.
1 a 3 de junho – Concurso de Saltos Nacional B
8 a 10 de junho – Concurso de Saltos Internacional
28 de junho a 1 de julho – Feira do Cavalo de Ponte de Lima
15 a 18 de agosto – Jogos Equestres de Ponte de Lima
Todos os eventos se realizam na Expolima (junto à Alameda de São João)
*****
Dressage (adestramento) Modalidade olímpica muito exigente para o cavalo e para o cavaleiro, onde é avaliado o ensino do cavalo. É a base de toda a equitação. A correção dos movimentos do cavalo, a sua calma e submissão ao cavaleiro são os principais fatores avaliados.
Equitação de trabalho Baseia-se na equitação tradicional de cada cultura, conservando as suas tradições, nomeadamente no uso do traje e nos arreios. Os exercícios baseiam-se no trabalho de campo feito a cavalo.
Saltos de obstáculos Potência, força, velocidade e obediência são as caraterísticas a avaliar no cavalo nas provas de saltos. O cavaleiro é avaliado pela sua equitação.
Horseball Jogo coletivo onde duas equipas de quatro jogadores têm como objetivo marcar golo. Mas antes é preciso apanhar a bola do chão, sem desmontar, e realizar três passes entre três jogadores diferentes. Só depois se pode rematar à baliza.