De 17 a 19 de Outubro, a capital do Baixo Alentejo foi também capital do cavalo, com o Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Beja a receber aquele que promete ser o primeiro de muitos salões equestres na cidade.
Durante três dias, o 1º Salão do Cavalo de Beja evocou a raça lusitana enquanto representante da nacionalidade, cultura, arte, desporto e, principalmente, produto de excelência do mundo rural. Para João Rocha, presidente da Câmara do Município, o facto de "estarmos inseridos numa zona rural, faz todo o sentido ter esta temática numa Feira."
Criadores, cavaleiros, aficionados, passaram por este Salão, que apostou forte no desporto. A disciplina de Dressage contou com CDE e CDR, onde a adesão de concorrentes foi tal (cerca de meia centena de conjuntos), que foi necessário realizar as provas em duas pistas, para que os horários pudessem ser cumpridos. O CDE ficou marcado pela estreia em competição de Gonçalo Carvalho e Batuta, com as bancadas a encherem-se na noite de sábado para assistir ao debute do binómio. No primeiro Grande Prémio o conjunto foi avaliado em 69,133%, subindo para os 70,367% no segundo.