O Campeonato Europeu de Horseball disputa-se pela primeira vez em Beja, no Parque de Feiras e Exposições.
De 28 a 30 de setembro, o mundo do desporto equestre tem os olhos postos em Beja.
A Câmara Municipal de Beja aceitou o convite da Federação Internacional de HorseBall (FIHB) para a organização desta competição internacional que conta para o WHR “World Horseball Ranking”.
Este convite vem confirmar o reconhecimento da experiência e qualidade demonstrada na organização de competições internacionais no Salão do Cavalo, integrado na Ruralbeja, desde 2014.
A entrada na competição foi determinada pelo ranking, e assim para além de Portugal, vão competir no Parque de Feiras e Exposições jogadores cerca de 140 jogadores vindos das melhores equipas da Europa.
Em Beja, no último fim de semana de setembro, são esperados mais de 2000 visitantes.
A aposta neste tipo eventos pretende assim contribuir para a dinamização da economia local, assegurando ainda a projeção de Beja, além-fronteira, afirmando desta forma a estratégia do Município de Beja ao nível da promoção de eventos de qualidade e caráter internacional.
Refira-se que o Horseball surgiu em França na década de 70, e é uma modalidade equestre reconhecida pela Federação Equestre Internacional (FEI) que mistura rugby, basquete e equitação num só desporto.
O World Horseball Ranking é um sistema de pontuação que visa a criação de uma linguagem comum entre nações na apreciação e quantificação de todos os intervenientes da modalidade, cavalos, jogadores, treinadores clubes e árbitros.
À procura do profissionalismo e reconhecimento cada vez mais, os jogadores de horseball e todos os demais intervenientes da modalidade gostam de participar nas competições a contar para o WHR com vista ao seu reconhecimento na FIHB Gala Awards e também o acesso a provas de alto nível como o FIHB Horseball Masters que tem lugar nos grandes palcos equestres Internacionais e escolhe os atletas do TOP 20 do Ranking Mundial.