Notícia Correio do Minho
Realizou-se mais uma edição da Feira do Cavalo de Ponte de Li- ma. Este ano o número de visitantes estrangeiros no evento superou as expectativas, com a presença de muitos espanhóis, ingleses, belgas e franceses, num ano em que o número de visitantes se aproximou dos 150 mil, colocando Ponte de Lima como uma das capitais do circuito equestre internacional.
Um dos pontos altos da Feira foi a apresentação do projecto PETUR (Programa Estratégico do Turismo Equestre) por parte da Associação Nacional do Turismo Equestre. Durante a iniciativa foi sugerido que o 1.o Congresso Internacional de Turismo Equestre, que vai decorrer em 2018, se realize em Ponte de Lima, um Destino Equestre Internacional de excelência.
A 11.o edição desta Feira contou com várias provas que incluíram diferentes modalidades equestres. Em destaque, o Concurso Nacional, a Taça de Portugal de Dressage e o Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho (vertentes de Ensino, Maneabilidade e Velocidade). O programa contou ainda com o Concurso de Modelo e Anda- mentos, Equitação à Portuguesa, torneios de Horseball, Derby de Atrelagem, Equitação Adaptada e o Concurso Campeão dos Campeões. Embora a Feira tenha terminado, a arte equestre continua activa em Ponte de Li- ma, com a primeira edição dos Jogos Equestres que se vai realizar entre 15 e 19 de Agosto.