De 14 a 20 de Agosto realiza-se em Ponte de Lima o Campeonato do Mundo de Horseball. A competição conta com a participação de trinta selecções provenientes de catorze países: Argentina; Austrália; Áustria; Bélgica; Brasil; Canadá; França; Reino Unido; Itália; México; Holanda; Espanha e Portugal.
Estão cerca de 300 cavalos e atletas em competição no maior evento desportivo deste verão em Ponte de Lima. No recinto desportivo realizam-se 15 jogos por dia, entre as 17h00 e as 24 horas, sendo as finais no sábado, dia 20 de agosto, com a final marcada para as 21h15.
A meio do campeonato, o Município de Ponte de Lima e a organização consideram que o evento está a superar as expectativas. Diariamente acorrem a Ponte de Lima milhares de estrangeiros, entusiastas da modalidade e apoiantes das várias selecções em competição.
Em dia de descanso, o balanço da competição é o seguinte:
– Três grupos constituídos na classe Pro-Elite, liderados até ao momento por Portugal, França e Espanha, com forte possibilidade de apuramento;
– Na classe de sub-16 o ranking é liderado pela Bélgica, seguido de França, Espanha e Portugal, respectivamente;
– Na classe feminina o ranking é liderado por França, seguido de Portugal, Espanha e Itália.
A jogadora portuguesa, Maria Porto, é a melhor marcadora na classe feminina. Recordamos que a Selecção Nacional de Horseball feminina (na foto de capa) sagrou-se vice-campeã no Campeonato Europeu disputado em Bordéus (França), em Agosto de 2015. A selecção lusa perdeu (9-1), na final com a selecção anfitriã. Nos dois jogos anteriores, as lusas haviam derrotado as espanholas (equipa de medalha de prata) e as belgas (ambas por 5-4).
Portugal conquistou 3 medalhas no Europeu de Horseball em Bordéus. Medalha de prata para a Selecção Feminina, e bronze para os Seniores e Sub-16. A França conquistou ouro nas 3 categorias.
O apuramento para as semifinais será conhecido hoje, realizando-se os jogos na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, onde serão conhecidas as selecções candidatas ao título de Campeão Mundial.
Este evento faz parte da marca “Ponte de Lima – Destino Equestre Internacional” que se apresenta como forma de dinamizar o turismo e a economia local e que engloba entre os meses de abril e agosto, um conjunto de eventos equestres que foram realizados na Expolima, nomeadamente os Encontros na Manga Equestre, o Concurso de Saltos Internacional, o Campeonato Regional de Ensino, a X Feira do Cavalo, o Espectáculo Equestre, o Derby de Atrelagem e o Mundial de Horseball. Filipe Pimenta, Presidente da Comissão Executiva da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, é o principal rosto da promoção do desporto equestre na Vila mais antiga de Portugal.